Apesar da praticidade atribuída ao uso das fraldas descartáveis, o aspecto da sustentabilidade sempre foi visto como uma das fraquezas do produto. Com o objetivo de atingir o público jovem, as grandes marcas já começaram a movimentar suas produções visando desenvolver produtos naturais.
A Procter & Gamble, pode exemplo, se prepara para lançar as fraldas Pampers Pure Protection e os lenços umedecidos Aqua Pure. Um dos motivadores para essa mudança de posicionamento é a tentativa de atingir o público mais jovem, que não estão satisfeitos apenas com questões da saúde e bem-estar, mas também se preocupam com os aspectos ecológicos.
As novas fraldas da Pampers não possuem fragrâncias, loções nem cloro. Apenas as fibras naturais entram em contato com a pele do bebê. Para garantir a eficiência, o gel absorvente e o indicador de umidade também fazem parte do produto. Na produção dos lenços umedecidos, o número de ingredientes foi reduzido de 12 para apenas 7.
Com as mudanças propostas, a expectativa da empresa é de que haja uma boa aceitação no mercado, mesmo que os novos produtos não possam ser considerados completamente orgânicos.
Fonte: Bloomberg News